sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ipea aponta crescimento de empregos com carteira assinada em 2011

O número de trabalhadores com carteira assinada aumentou no primeiro semestre deste ano. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta quinta-feira (1º), a informalidade no mercado de trabalho brasileiro caiu 1,6% comparado ao mesmo período no ano passado.

Nos seis primeiros meses de 2011, o percentual registrado de trabalhadores sem qualquer tipo de vínculo com alguma empresa e sem direito trabalhista algum foi de 35,6%. Em junho, esse número foi ainda menor - de 35,3%, o menor para o período desde 2003.

A boa notícia, mostra o estudo, é que há cada vez menos pessoas em trabalhos informais, como bicos, trabalhos freelancer sem qualquer tipo de contrato e camelôs. A queda registrada nos últimos três anos, ou seja, desde 2008, para esse tipo de atividade é 3,6%.

Mercado de trabalho 

As contratações formais são reflexo do bom momento que vive a economia brasileira e da geração de emprego crescente no país, revela o Ipea. De janeiro a junho de 2011, o número de pessoas ocupadas cresceu continuamente até maio e sofreu uma queda pequena em junho.

A média da população economicamente ativa nas regiões metropolitanas registrada nos meses pesquisados foi 22,3 milhões de pessoas, um aumento de 2,4% frente aos mesmos meses de 2010.

As capitais com os maiores crescimentos no período analisado foram: Porto Alegre (4,7%), Recife (3,4%) e Belo Horizonte (3,1%).



Fonte: Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário